quarta-feira, 4 de julho de 2012

Os tesouros no céu



Mateus 6:19-21

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
porque, onde está o teu tesouro, ai estará também o teu coração.


VOU FAZER DO MEU JEITO
O fardo da autoconfiança "... O Senhor é o meu pastor... " (Sl 23:1)

          Se há uma coisa que percebo nas mães é que elas parecem saber como cuidar das coisas. Qualquer que seja o problema, elas parecem ser capazes de controlá-lo, limpá-lo, atacá-lo. As mães são desembaraçadas. E as vezes esse desembaraço pode fazer com que acreditem ser autoconfiantes. Elas começam a pensar?
  • Não preciso de conselho
  • Posso lidar com isso sozinha
  • Não preciso de um pastor, obrigada!
          Nós, humanos, gostamos de fazer as coisas do nosso modo. Esqueça o modo fácil. Esqueça o modo comum. Esqueça o modo melhor. Esqueça o modo de Deus. Queremos fazer as coisas do nosso jeito.
          E, de acordo com a Bíblia, é exatamente este o nosso problema. "Todos nós andamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho" (Is. 53:6). Você não pensaria que as ovelhas fossem obstinadas. De todos os animais de Deus, a ovelha é a menos capaz de cuidar de si própria.
          As ovelhas são tolas! Você já conheceu um treinador de ovelhas? Já viu ovelhas fazerem truques? Conhece alguém que ensinou ovelha a dar cambalhotas? Não! Elas não possuem presas ou garras. É por isto que você nunca vê ovelhas como mascote de time. Quem quer ser uma ovelha? Não se poderia nem mesmo inventar um grito descente para as líderes de torcidas.
          Além do mais, as ovelhas são sujas. Um gato pode limpar-se. Um cachorro também. Vemos um pássaro no banho e um urso no rio. Mas as ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo. Davi não poderia ter pensado numa metáfora melhor? Claro que sim! Afinal, ele venceu Saul e Golias. Porque não escolheu outra coisa que não ovelhas?
          Que tal: O Senhor é o meu comandante e chefe, e eu sou o seu soldado". Viu só? Preferimos isto. Um soldado ganha um uniforme e uma arma. Talvez até uma medalha. Ou, "O Senhor é a minha inspiração, e eu sou o seu cantor". "O Senhor é o meu rei, e eu sou o seu embaixador". Quem não gostaria de ser porta voz de Deus? Todos param quando o embaixador fala. Todos escutam quando o "menestrel" de Deus canta. Todos aplaudem quando o soldado de Deus passa.
           Entretanto, quem percebe quando a ovelha de Deus aparece? Quem nota quando a ovelha canta, fala, ou atua? Apenas uma pessoa percebe. O pastor. E para Davi, é precisamente este o ponto principal.
          Quando Davi, que era um soldado, um menestrel e um embaixador de Deus, buscou uma ilustração, veio -lhe a mente os seus dias como pastor. Recordou - se de como dispensava atenção às ovelhas, dia e noite. Ele dormia com elas e velava por elas. E o modo como ele cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós. Davi regozijou-se ao dizer: "O Senhor é o meu pastor", e ao fazê-lo, orgulhosamente deu a entender: "EU SOU A SUA OVELHA".
          A ovelha instintivamente confia no pastor quanto às necessidades do dia seguinte. O aspecto mais notável desta metáfora extensiva é a orientação sábia do pastor. Ele conduz ao descanso e à restauração, pelas lutas da vida e através dos lugares perigosos. O pastor cuida assim das necessidades da vida e afasta o temor do perigo.
          Com base nesta verdade, cada momento da vida cristã será preenchido com as mais ricas bençãos de Deus. E a maior das bençãos será uma comunhão intima com o Pastor (Jo. 10) com suas ovelhas através de continua adoração.
Israel B. A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário